Como é hábito no final de cada ano, também a mim me apetece fazer o balanço de 2008.
Independentemente da nossa história anterior, este foi sem dúvida o ano 0 para os FLIRT. Digo isto porque cada vez mais me vou convencendo que este conceito apenas se concretiza agora, que o fazemos chegar a quem quer saber de nós (e a outros tantos menos motivados para nos conhecer...).
Foi o ano em que concretizámos a gravação do “Arquétipos da Alma” (apesar das gravações terem começado no final de 2007). Realizámos os nossos primeiros clips: a “Estratosfera” e o “Deixa de me atormentar”, que não só fazem parte de uma faixa interactiva do CD como têm sido alvo de uma forte divulgação pela nossa parte (sobretudo o último, apesar de na minha opinião, ainda não ter tido a atenção que merece). Tivémos as nossas primeiras experiências televisivas, primeiro no “Aquário” no Porto Canal com um programa totalmente dedicado a nós, depois na RTP1 no “Portugal no Coração” e finalmente na MVM com uma entrevista. Também as rádios passaram as nossas músicas e fomos percebendo que não era apenas o “Deixa de me atormentar” (o tema que elegemos como single) que estava a passar: também demos conta que o “Fim do Mundo”, o “Não quero mais”, a “Estratosfera” e o “Sinto, logo existo” estavam a colher a receptividade de muito pessoal. Também com as rádios fizemos bastantes entrevistas, por todo o país, umas presenciais outras por telefone. Em todas elas fomos sempre recebidos com enorme simpatia e entusiasmo. As notícias na net foram aparecendo, quer em sites dedicados à música quer em blogues de entusiastas na matéria. Tivémos também pela primeira vez, a experiência de comentarem criticamente o nosso trabalho, uma experiência, para dizer o mínimo, curiosa.... Fizemos publicidade no Blitz e surgiram, amiúde outras referências na imprensa escrita (sobretudo dando conta das datas dos showcases). Demos um concerto de “warm up” num bar em Constança e depois fizemos showcases em todas as FNACs do Porto, Braga e Algarve. Estivémos com a Rita Carmo que com a sua reconhecida mestria, nos tirou as fotos que hoje usamos como oficiais. Mantivémos uma acesa presença na net com lançamento do nosso site oficial, o myspace, o hi5 e os nossos blog e videoblog. Procurámos através deste canal dar a conhecer o nosso trabalho ao maior número de pessoas que conseguimos com os limites do nosso tempo. O “Arquétipos da Alma” está finalmente à venda, apesar de ainda subsistirem alguns problemas de distribuição que fazem com que não esteja disponível em todo o país... Enviámos newsletters para um número muito considerável de pessoas e Instituições, dando-lhes a conhecer as novidades sobre a nossa banda. Tivémos o nosso primeiro grande desatino, que quase comprometeu a continuidade da banda, mas sobre o qual não vou para já revelar nada, caso contrário pouco restará aos nossos biógrafos para investigar no futuro...
Acabamos o ano a pensar no próximo. Começamos 2009 como queremos, ou seja, a tocar. Vamos fazer o nosso primeiro grande concerto de apresentação no Porto, mais concretamente no Tertúlia Castelense. E isso só pode ser um bom presságio para os tempos que se aproximam, pois mantemos a intenção de tocar ao vivo o mais possível. Lisboa tem de se seguir... Depois do Tertúlia, voltamos à RTP no dia 13 de janeiro e cheira-me que vamos conseguir entrar, finalmente, numa rádio de cobertura nacional...
Queria terminar este balanço referindo algumas pessoas sem as quais este caminho teria sido bem mais complicado. À Carina Silva, por ter feito com que muitas portas se abrissem, através da sua determinação e trabalho árduo. À Maria G. por ter continuado a representar graficamente algumas das imagens que não passavam de ideias na minha cabeça. À Raquel por ter sempre acreditado e por me atirar, sistematicamente, para a frente. À Sara por nunca ter deixado de estar atenta e incentivar-me muito para além do que ela imagina. À Rita Carmo por todo o interesse e pela amizade que sinto, vai crescendo (sou teu fã, já te disse?). Ao Mário pelas “melodias de encantar” e pela amizade (os FLIRT não teriam significado sem estares a bordo). Ao Tiago pelo talento e pelo contributo que se espera, seja ainda mais surpreendente no futuro. Ao Freitas pela honestidade e pela cumplicidade que fomos criando.
O balanço é positivo, mas sinto que podíamos ter feito muito mais. Por vezes perco-me na imensidão de coisas que vejo poderem ainda ser feitas... e perddo, atraso-me...
À medida que a experiência se acumula vou percebendo que temos de contar, sobretudo connosco próprios, nesta altura em que está tudo mais preocupado em ver se “safa o coiro” e menos com o “coiro” do próximo... se assim tiver de ser, que seja. Espero apenas manter a honestidade comigo próprio, aquela que tem feito desfrutar todas estas conquistas com o sabor da vitória imaculada. E espero que o mesmo aconteça com os FLIRT, que continuemos a sentir prazer em tocar juntos e a criar música, e fortes o suficiente para aguentar os momentos (vários) em que nos sentiremos a pregar sozinhos no deserto (ou deverei dizer florestas de playlists, interesses instalados e cunhas???).
Estamos a fazer músicas novas, de que estamos a gostar bastante, e isso é o melhor sinal que poderíamos ter.
Pela parte que me toca vou continuar a tentar contribuir para que os FLIRT sejam uma banda que se veja. A coisa tem significado para mim e ajuda-me a concretizar quem me imagino ser.
O futuro estará, sobretudo, nas nossas mãos. Acredito verdadeiramente nisso!!! O presente já foi assim...
Bons FLIRTs para 2009!
terça-feira, 30 de dezembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Estive lá ;) gostei do concerto, especialmente as letras de algumas músicas e da energia.
ficou a publicidade no meu blog ;) I hope you don't mind.
Bom Ano
Passei para saber de vocês, onde andam, o que fazem... Ouvi dizer que 2009 vai ser um ano em grande!!
Obrigada pela vossa confiança e carinho. Por terem feito o sacrifício de um "banho-frio" pelas fotos... (desculpa Tiago...!) E obrigada Ricardo pelas palavras sempre gentis!
Grande beijinho,
Rita
Enviar um comentário