quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Os meus próximos posts serão dedicados a cada um dos temas que compõe o novo álbum “Fruto Proibido”.
Procurarei dessa forma não só dar a conhecer as letras das nossas novas músicas, como revelar algumas ideias que estão por detrás das composições.
Quando comecei a pensar em fazer isto, percebi que mesmo correndo o risco de poder parecer um pouco abusivo, este CD é quase uma peça conceptual. Digo isto porque assim, visto à distância, apercebo-me cada vez melhor que existem apenas uma ou duas ideias subjacentes a todos os temas. E como sou autor ou co-autor das letras, elas certamente têm a ver com a forma como me sinto e como sinto os FLIRT.
Mais uma vez este álbum também contou com o contributo literário do Mário F. Porém, o processo de escrita foi, no mínimo, curioso… isto porque os temas em que ambos assinamos as letras, foram efectivamente recriações minhas sobre textos originais dele.
Passo a explicar.
Sou fã há bastante tempo das coisas que o Mário F. escreve. Mas sempre tive dificuldade em pegar num texto e musicá-lo, para mim o processo sempre se passa ao contrário: depois de uma música mais ou menos construída, elaboro uma melodia de voz na qual “encaixo” a letra. Não sei se é um método mais simples ou complexo que o oposto, mas é aquele que sou capaz de fazer…
Então, peguei nas palavras do Mário (para se mais exacto, nalgumas frases e conceitos) e recriei-as num significativo que queria que fosse meu e numa métrica ajustada à melodia.
Confusos???
A excepção a este método (nos temas que co-assinamos) é o “Fruto Proibido” (que dá nome ao álbum” e que no devido momento explicarei.
Sendo assim, senhoras e senhores, aqui estão os novos temas dos FLIRT!

Sem comentários: